Filosofia Suzuki, Método da Educação do Talento
A Filosofia Suzuki funciona em qualquer instrumento, repertório, condição social, língua, país. Até 2020 já fizemos cinco edições do curso de Filosofia Suzuki, capacitação para professores de música. Já tivemos a honra de ministrar para professores de vários estados do Brasil e, em 2020, tivemos a primeira versão do curso ministrado online pela professora Shinobu Saito.
Shinobu Saito é doutora em música, formada pela Universidade de Iowa. Trabalha desde 1981 com o Método Suzuki, tendo obtido excelentes resultados em ensino de instrumentos de cordas. Aplica o conhecimento adquirido nos Estados Unidos sobre orquestras infantis e juvenis no Centro Suzuki de Campinas, com as orquestras formadas por seus alunos. Trabalhou também no curso de extensão no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) regendo uma orquestra jovem de cordas.
Shinobu ministra o curso na Ecos introduzindo algumas ideias que são alicerces da Filosofia Suzuki, com aulas ao vivo. Além de desenvolver habilidades musicais, a prática da Filosofia Suzuki estimula o desenvolvimento do potencial humano ao trabalhar as habilidades cognitivas, motoras e sensoriais da criança, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e sua integração social.
Dentre os conceitos que definem a Filosofia Suzuki, criada pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki (1898-1998), está o princípio de que todas as crianças são capazes de aprender. E quanto mais cedo, melhor! Por isso, de acordo com a Filosofia Suzuki, é importante se desenvolver habilidades durante os primeiros anos de vida. Este curso é voltado aos professores que queiram conhecer a Metodologia Suzuki e suas aplicações, e é pré-requisito para todos professores e pais interessados na aplicação do Método Suzuki.