Aulas de Violão em Belo Horizonte
Descubra o prazer de tocar violão com nosso curso abrangente. Aprenda desde os acordes básicos até técnicas avançadas, desenvolvendo habilidades de acompanhamento e performance solo. Ideal para todas as idades e níveis de experiência.
Dúvidas Frequentes
Como é a escola Ecos Centro Musical?
A Ecos é uma escola de música criada em março de 2013, são 11 anos de atividade. Nossa sede se localiza no bairro Alípio de Melo, região norte de Belo Horizonte, dirigida pelos professores e músicos Adonay das Neves e Aldemir Teles.
Nossa estrutura possui: fácil estacionamento, entrada com acesso para cadeirantes ou PCD, ampla recepção com mesa para leitura e trabalhos escolares, 7 salas climatizadas com cabeamento individual de internet (ideal para aulas online), sala estúdio com isolamento acústico para ensaios de bandas, espaço de convivência, cozinha para lanches e auditório de apresentações com capacidade para até 40 lugares.
Desde a sua criação, a escola vem estabelecendo parcerias e colaboração com professores, produtores, músicos e outras escolas, o que tem contribuído muito para o nosso aprimoramento e procura constante em oferecer um ensino musical múltiplo, moderno e motivador.
Nossa referência de ensino é a Filosofia Suzuki de Educação Musical.
Quais cursos a escola Ecos oferece?
1. Piano e Teclado
2. Canto
3. Violão
4. Bateria e Percussão
5. Guitarra
6. Violino
7. Ukulele
8. Flauta Doce
9. Flauta Transversal
10. Saxofone
11. Viola Caipira
12. Contrabaixo
13. Cajun
14. Musicalização para bebês (0 – 3 anos – SECE)
15. Pré-vestibular e teoria musical
16. Violoncelo
Oferece também aulas complementares de Prática de Conjunto: Canto Coral, Formação de Banda, Grupo de Saxofones, Grupo de Violinos, Grupo de Percussão, Grupo de Violões e Canto Coral Infantil e Adulto.
O que é a Filosofia Suzuki?
É uma metodologia de ensino musical e também uma filosofia desenvolvida pelo japonês Shinichi Suzuki, cujo lema é “toda pessoa é capaz de aprender”. Propõe que o ensino da música seja tão natural assim como é a aprendizagem da nossa língua materna. Procure mais informações sobre essa filosofia de ensino musical no site: www.associacaomusicalsuzuki.com.br da Associação Suzuki do Brasil, a qual a ECOS é filiada. Temos o livro “Educação é Amor” de autoria do Suzuki, disponível para empréstimo na escola. Você pode saber mais com a coordenação, direção e os professores, praticamente todos eles já fizeram o curso de capacitação da “Filosofia Suzuki” oferecido regularmente pela própria escola. Esse curso está no nosso calendário, ministrado por professores da SAA (Suzuki American Association – Teacher Training Suzuki) durante 5 dias, inclui observações de aulas e material didático, não há pré-requisito para participar, procure informações na nossa secretaria.
Quanto tempo leva para aprender um instrumento?
A aprendizagem de qualquer instrumento depende de vários fatores tais como: dedicação do aluno, capacitação do professor, qualidade do instrumento, apoio da família durante todo o processo de aprendizagem, etc. Independentemente desses e de outros fatores, uma característica que os professores têm observado no dia-a-dia do ensino é que aqueles alunos que têm maior determinação, comprometimento e disciplina, durante um bom período (alguns anos) são aqueles que mais se desenvolvem e se destacam, alcançando os seus objetivos na música. A ideia muito comum de que somente alguns poucos privilegiados que nasceram com um “dom” especial para algum instrumento é que conseguirão aprender, não é o que se vê na prática e muito menos o que se espera de uma pessoa que naturalmente, muitas vezes sem qualquer pretensão, deseja aprender a tocar um instrumento. Toda pessoa de qualquer idade é capaz de aprender a tocar bem um instrumento e o tempo para isso não é fixo, varia para cada um. De uma forma geral, classificamos a aprendizagem musical em 3 níveis: básico, médio e avançado. O tempo para aprendizagem de qualquer instrumento ou canto em nível básico é de um ano no mínimo.
Posso mudar de instrumento?
Sim. Essa mudança é mais comum acontecer em crianças, embora a maioria delas, mesmo muito pequenas, na idade de 3 e 4 anos, já escolheram com firmeza o instrumento que querem estudar. Só se deve mudar de instrumento após a finalização de um período pré-estabelecido pelo professor, que pode ser, por exemplo: final do volume 01 do Método Suzuki. Cada caso será acompanhado pela coordenação pedagógica da escola. A criança deve experimentar vários instrumentos até tomar sua decisão. A escolha do instrumento para o estudo é da criança e essa decisão deve ser respeitada por todos: pais, professores e amigos.
Qual é o valor da mensalidade?
Depende do horário que você pode fazer as aulas. Temos horários com valores promocionais. Consulte nossos atendentes pelo WhatsApp: (31) 98734-9905.
Uma aula só por semana não é pouco para aprender um instrumento?
Sim. Por isso, a Ecos oferece DUAS AULAS POR SEMANA para qualquer curso de instrumento ou canto: uma aula individual e uma aula coletiva. As aulas coletivas como: Grupo de Violão, Grupo de Violinos, Grupo de Piano/Teclado, Coral Infantojuvenil, Grupo Vocal Adulto, Grupo de Saxofone, Aula de Bandas e Aula de Percussão são aulas complementares e oferecem um estímulo a mais para que os alunos fiquem motivados para tocar. Conheça mais sobre esse nosso diferencial em relação a outras escolas.
Tenho medo do meu filho(a) desistir de tocar logo depois de começar, o que fazer se isso acontecer?
Essa é uma preocupação comum de pais que não querem fazer um plano anual para cursos de filhos pequenos. Não se preocupe, ao longo dos mais de 10 anos de atividades da Ecos, a grande maioria (99%) das crianças que começam algum curso na escola, estudam pelo menos dois alunos o instrumento que escolheram. Mas se quiserem parar de tocar, podem escolher outro instrumento, o plano contratado pode ser repassado para outro familiar ou pessoa indicada pelos pais, ou ainda, o contrato pode ser congelado e depois retomado. Durante o processo de aprendizagem é comum haver fases de desânimo, mas o mais importante é conversar abertamente sobre isso com os professores e sempre procurar a direção da escola. Estaremos sempre a disposição para conversar e encontrar uma solução que seja boa para todos.